• Sucesso: é possível definir?

    Eu respondo essa pergunta fazendo outra: sucesso para quem,  para mim, para você ou para outra pessoa?

    Se você buscar a definição da palavra “Sucesso” no dicionário, vai encontrar:  “Resultado feliz; êxito”. Na Wikipédia, por exemplo, a definição é “resultadopróspero ou favorável de tentativas ou esforços”.

    Certo, essas são as definições padrões, mas e para você? O que significa ser uma pessoa de sucesso?  

    Todos buscamos alcançar o sucesso e, na minha opinião, é hipócrita quem diz que seu objetivo na vida não é esse e que a busca incessante pelo sucesso não leva a nada. Até Jesus em toda a sua humildade buscou fazer o seu melhor todos os dias, ou seja, buscou o sucesso.

    Se você for agricultor, quer uma boa safra. Se for esportista, ser um campeão. Se for médico, curar pessoas. Se for padeiro, pães deliciosos. Não tem segredo. Tudo o que somos ou o que fazemos desejamos que seja sempre o melhor possível, um sucesso. Ninguém acorda pela manhã dizendo “hoje vou me sacanear e vou fazer o meu pior”. E se o fizer, provavelmente, existe uma autossabotagem ocorrendo e que deve ser avaliada com carinho, pois pode atrapalhar bastante uma vida. Mas, isso é assunto para outro dia.

    Algumas pessoas acreditam que ter sucesso é ter fama, para outros, ter sucesso significa ter dinheiro, ou um cargo importante, ou uma empresa próspera, ou muitos amigos, ou uma família feliz, com cachorro, periquito e papagaio. Tem gente que diz  que sucesso é morar no campo, longe da vida agitada da cidade. Ou na praia. Para alguns, sucesso é superação.

    Mas, Sucesso, de verdade, tem a ver com os valores que temos na vida. Se você souber quais são os seus valores, ou seja, aquilo que realmente importa na sua vida, entenderá porque certas coisas fazem com que se sinta uma pessoa de sucesso e outras simplesmente nem lhe fazem cócegas.

    Respeito, liberdade, harmonia, fraternidade, reconhecimento, desenvolvimento, abundância, humildade, sabedoria, fé, aceitação, compaixão, segurança, beleza, equilíbrio são exemplos de alguns valores que norteiam nossas vidas. Dependendo de como estão hierarquizados, podem explicar porque você toma decisões diferentes das que seu irmão tomaria, apesar de terem crescido na mesma família, com os mesmos valores.

    No Coaching procuramos ajudar as pessoas a se autoconhecerem e identificarem quais são seus valores e a hierarquia dos mesmos. Assim, fica muito mais fácil definir objetivos e metas, pois os mesmos sempre estarão alinhados com o que realmente tem importância na sua vida. Sem isso, impossível ser uma pessoa de sucesso.

    É por essa e outras razões que as pessoas que passam pelo processo de coaching se transformam. Tudo o que era obscuro e mal compreendido passa a ser enxergado com clareza. As coisas na sua vida começam a ter um propósito, um sentido. Suas decisões começam a ocorrer a partir da sua alma, daquilo que importa verdadeiramente para você e isso é ter SUCESSO.

    Assim, descubra o que lhe faz feliz, seja uma pessoa positiva e motive-se!

    Boa semana e, para se inspirar, assista o vídeo “A vida que você escolheu” (eu chorei assistindo esse vídeo!):

    Tag do Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *