Você está frustrado com a política da empresa onde trabalha? Você não está recebendo a atenção, o reconhecimento e os recursos de que precisa para ser eficaz?
Quer saber de verdade o que está acontecendo? Você não está sendo político!
E eu já estou ouvindo você falar… ah, Évora mas eu ODEIO fazer política (né não?).
A maioria das pessoas pensa que política está atrelada a seguinte frase (preste bem atenção agora, é importante):
“Não é o que você sabe, mas sim quem você conhece“.
A declaração acima é geralmente acompanhada de um gemido e um “ai de mim”.
Mas, eu vou te dizer que política não está relacionada com a frase acima, mas sim com esta aí abaixo:
“Não é o que você sabe, mas sim quem conhece você“.
Entendeu a diferença? Então, vamos às estratégias…
Fato: É hora de você assumir o controle, ser proativo.
Existem muitas pessoas qualificadas para realizar uma determinada tarefa.
As pessoas que têm a oportunidade de realizar são aquelas que são conhecidas pelos tomadores de decisão.
Pense em como você mesmo atribui tarefas. Vamos imaginar que você tenha duas pessoas que podem fazer a mesma tarefa, ok? Qual delas você escolheria? Aquela que você conhece, claro.
A mesma coisa é verdadeira para os tomadores de decisão em sua organização. Captou? Seja conhecido na firma.
Como você pode se tornar conhecido?
Primeiro, identifique quem são os principais tomadores de decisão e, então, gere um plano de relações públicas que coloque você na frente dessas pessoas!
Não tente entrar na frente dessas pessoas apenas para ter “reconhecimento facial”. Esforços forçados produzirão resultados negativos.
Pense: como você pode estar diante destes decisores e mostrar que é o melhor profissional para realizar determinada tarefa, projeto ou ser promovido?
Não há respostas fáceis. Coloque seu “chapéu de criatividade” e descubra como chamar a atenção desses tomadores de decisão. Sua carreira pode depender disso!
Muitas pessoas nas organizações acham que é responsabilidade da alta gerência estar ciente dos talentos que existem em suas organizações.
Deixe-me dizer-lhe, esses homens e mulheres estão ocupados o suficiente tentando resolver os principais problemas enfrentados pela empresa.
Eles não têm tempo para analisar a capacidade de todos. Procure oportunidades para mostrar a si mesmo.
Aqui vai um caminho para começar
Responda as seguintes perguntas:
1. O que o torna único? Identifique de 3-5 traços de personalidade e como você os demonstra
2. Como você chegou ao seu cargo atual (como foi sua trajetória na empresa)?
3. Quais foram seus últimos resultados?
4. Combine suas respostas para desenvolver “sua história”
Quando você tiver uma oportunidade, poderá compartilhar “sua história” ou mencionar partes dela. A chave aqui é você estar preparado.
Se você é um gerente, crie também um plano de relações públicas para as pessoas-chave que trabalham em sua equipe de forma que elas possam aproveitar as oportunidades que merecem (faça seu papel de coach de equipe).
Crie um plano de relações públicas para você também! Sem isso, você estará deixando o seu futuro ao acaso, sua vida profissional correndo solta… mais dia, menos dia, alguém pode literalmente arrancar sua posição de você!
Boa sorte e mãos na massa. Se gostou do artigo, deixe seu comentário e compartilhe.