• Duas estratégias infalíveis para ter 100% de motivação no trabalho

    bola no pé
    Uma das piores coisas do mundo corporativo é estar desmotivado no seu trabalho. Acordar cedo, enfrentar o trânsito e seguir para o trabalho estando desmotivado é realmente desencorajador. É como se você tivesse uma bola de presidiário presa em seu pé. Você a arrasta todos os dias para o trabalho e ela vai se tornando cada vez mais pesada, não é mesmo?

     Pior ainda do que estar desmotivado com seu trabalho atual, é não agir, é não tomar nenhuma atitude, ficar em cima do muro. Você não sabe se deixa o emprego, se investe nele, se vira empresário, se faz um curso para dar um “refresh”, enfim, você fica realmente em um mato sem cachorro… E a bola presa no seu pé vai pesando…

    Muitas pessoas procuram por coaches para encontrarem a motivação perdida. Coaches não fazem milagres, nem dizem o que seus clientes devem fazer. Coaches ajudam seus clientes a se autoconhecerem, a descobrirem seus dons, talentos e a entenderem como podem se destacar, ou seja, fazer real diferença em um ambiente profissional ou em suas próprias vidas, para terem excelentes resultados.

    Coaches talentosos ajudam seus coachees a encontrar suas reais motivações. E é isso o que eu pretendo fazer com você agora. Leia todo o artigo até o fim e entenda como se automotivar para o trabalho e para qualquer outra situação de sua vida.

    Existem somente 2 estilos de motivação: pela dor ou pelo prazer

    • Pela dor (Motivação pela Perda): Acredite, a maior parte das ações que você realizou na vida estão relacionadas a coisas que você iria PERDER se não tomasse uma atitude.
    • Pelo prazer (motivação pelos Ganhos): Você também tomou decisões diante de CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS que acreditou que iriam acontecer certo?

    Pois bem, nesse momento, o que você precisa fazer é se tornar um mestre em automotivação. É descobrir verdadeiramente aquilo que te move e que faz você entrar em ação, pois mais importante que a motivação é o conceito da DECISÃO. É nos momentos de decisão que seu destino é traçado. Você é fruto das decisões que tomou no passado e será no futuro fruto das decisões que está tomando agora.

    Quantas vezes você ficou motivado a fazer um curso de inglês ou academia e só fez a inscrição? Quantas vezes você se motivou a comprar uma camisa, um carro, uma casa e não comprou? Portanto, mais importante que a motivação é realmente a DECISÃO.

    Eu vou te passar duas estratégias importantes para entendimento do que realmente produz motivação em você:

    Primeira estratégia: AUTOCONHECIMENTO

    Entenda quem você é, qual é o seu perfil, onde você tem melhor aproveitamento, como é seu estilo de trabalho em equipe, de liderança. Você é mais técnico, mais generalista, gosta de planejar, de analisar, gosta de lidar com pessoas, gosta de obter resultados?

    Você precisa entender se você é a pessoa certa, no lugar certo. Pessoas certas, nos lugares errados, geralmente, estão totalmente desmotivadas, estressadas, com baixa energia, pois não estão usando todo o seu potencial em um trabalho alinhado ao seu perfil, aos seus talentos. E, nesse caso, não adianta receber benefícios, promoção, aumento de salário porque sua motivação não está neste trabalho que está desempenhando.

    Vou exemplificar por que é importante conhecer seu perfil para ter motivação no trabalho: imagine que você é vendedor em uma empresa e é avesso a um trabalho sem rotina, de alto risco, que depende de exposição, persuasão e comunicação com muitas pessoas. A conclusão é que provavelmente não está batendo suas metas, não está alcançando bons resultados e por consequência está muito mal humorado e pior, bastante desmotivado. Compreendeu como a coisa funciona? Este vendedor está no lugar errado.

    Em nossas análises de perfil Assessment (saiba mais clicando aqui) dizemos que este é um profissional com gráfico em “X”, ou seja, está desempenhando um trabalho totalmente contrário a sua natureza.

    Para entender quem você é, saber se está no lugar certo ou errado, sugiro que visite dois sites que possuem testes gratuitos de perfil comportamental e que podem lhe dar uma boa avaliação:

    1. http://inspiira.org/
    2. http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/analise-de-comportamento-teste-de-perfil-comportamental/?gclid=CIm95ZDCssECFaZj7Aodb0gA0A

     

    Segunda estratégia: FERRAMENTA DE COACHING PERDAS E GANHOS

    Abaixo, eu listo todo o passo a passo da execução desta ferramenta de coaching. É só seguir o roteiro:

    1. Crie uma lista de coisas que você realmente gosta de realizar ou gostaria de desenvolver em seu trabalho.
    2. Defina o que você vai ganhar e o que você vai perder se não puder realizar cada um dos itens da sua lista
    3. Para cada item da lista, defina quais são as consequências negativas a curto, médio e longo prazos caso você não entre em ação agora
    4. Faça o mesmo com as consequências positivas
    5. Defina em sua lista, de forma bem detalhada tudo o que você vai realmente perder se não tomar uma atitude. Descreva suas dores e sentimentos de forma bem impactante.
    6. Agora, descreva também sua felicidade ao alcançar resultados incríveis porque conseguiu desenvolver seu trabalho usando todo o seu potencial e talentos. Que sensações você vai experimentar se isso acontecer?

    A ideia de possuir um propósito, uma grande inspiração em sua vida é fator de motivação determinante. Fazer o que gosta, onde você detém seus dons e talentos é altamente estimulante porque é extremamente fácil para você. Nesse caso, você não está trabalhando, você está se divertindo. Entendeu como funciona?

    Você só se desgasta, só se desmotiva, naquilo que não tem afinidade com seu perfil e onde você realiza tarefas com dificuldade.

    Pergunte-se:

    • O que lhe traz verdadeira inspiração?
    • Onde você faz diferença?
    • Onde você pode contribuir com suas capacidades natas?
    • Quais são seus dons e talentos?
    • Por que valeria a pena buscar seus objetivos?

    Estas são perguntas poderosas e indicam como você desfruta seu trabalho e sua vida. Pense nisso.

    Escolha viver intensamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *