• Como Se Tornar Um Profissional Bem Sucedido

    RODA DAS COMPETÊNCIAS

    Não importa em que área você trabalha, você provavelmente tem suas aspirações de sucesso profissional. Por isso hoje vamos falar sobre Como Se Tornar Um Profissional Bem Sucedido.

    O sucesso pode ser definido de diferentes maneiras pelas pessoas, mas ser um funcionário informado e dedicado, um líder inspiracional e uma pessoa íntegra podem fazer uma grande diferença na construção de qualquer carreira de sucesso. 

    Fortalecer suas habilidades técnicas, construir relacionamentos e ser um profissional automotivado pode indicar o caminho do sucesso e da sua satisfação profissional.

    Vejamos agora Como Se Tornar Um Profissional Bem Sucedido seguindo 3 etapas principais.

     

    Etapa 1 – Desenvolvendo Suas Habilidades

     DESENVOLVER HABILIDADES

    1) Fortaleça suas habilidades de vendas

    Não importa em qual linha de negócio você esteja, as vendas são provavelmente uma parte importante do seu campo. 

    Mesmo que você não trabalhe em vendas, como profissional, precisará vender ideias, papéis de projetos e cooperação. 

    Ouça sinceramente os outros. Isso ajuda a repetir o que eles disseram a eles para mostrar que vocês estão sendo ouvidos. 

    Permaneça compreensivo apesar de suas opiniões pessoais e exercite a compaixão.

    • Não traga sua própria agenda para suas interações comerciais. Se você quer ser um profissional e desenvolver habilidades de vendas bem-sucedidas, precisará dedicar toda a sua atenção à pessoa com quem está falando. 
    • Em vez de falar com alguém em algo que não necessariamente querem, tente permitir que essa pessoa chegue à decisão por conta própria. Se você está vendendo produtos ou ideias, apresente seu “produto” com clareza, concisão, honestidade e integridade, e destaque os benefícios ou vantagens desse produto. Use frases como, “Você gostaria de prosseguir?” E “Você está pronto para seguir em frente?” E permita que a pessoa consinta de um lugar de positividade.
    • Entenda o que seus clientes ou colegas de trabalho esperam do que você está oferecendo. Essas expectativas são mais importantes do que você acha que elas precisam ou esperam. 

     

    2) Exercite habilidades de comunicação

    Habilidades de comunicação irão ajudá-lo em qualquer área profissional, e podem até beneficiar sua vida pessoal também. 

    A forma como você se comunica pode afetar a primeira impressão que os outros têm de você e pode fazer ou quebrar suas oportunidades profissionais.

    • Resista dizendo a primeira coisa em sua mente. Em vez disso, tente esperar 5 segundos ou mais e, se ainda achar que sua opinião é relevante e contribui para a conversa, exprima sua ideia. 
    • Se você é naturalmente tímido ou fala mansa, desafie-se a ser mais vocal e ativo nas conversas. 
    • Esteja ciente de si mesmo – não apenas sua aparência (que é importante), mas também suas palavras, seu tom e sua linguagem corporal.
    • Entenda seu (s) objetivo (s) de conversação antes deentrar em uma conversa.
    • Seja empático com os outros. Se alguém (um cliente, um colega de trabalho, um gerente, etc.) estiver tendo dificuldades, compreenda suas dificuldades. Coloque-se no lugar dessa pessoa e tente pensar sobre o que você gostaria de ouvir naquele momento. Apenas certifique-se de permanecer profissional e apropriado para o seu papel.

     

     

    3) Trabalhe com habilidades interpessoais

    Habilidades interpessoais são essenciais se você quiser fazer parte de qualquer equipe profissional. 

    A capacidade de conviver com os outros e trabalhar de forma colaborativa é uma parte importante de qualquer negócio, não importa em que área profissional você trabalha. 

    • Esteja consciente de com quem você está falando e de como você pode se deparar, em todas as interações com os outros.
    • Aceite que você pode não concordar com os outros o tempo todo, e eles nem sempre concordam com você. Tudo bem, você pode encontrar maneiras de comprometer ou concordar em discordar. Só não tente discutir ou brigar com os outros, pois isso pode resultar em sentimentos feridos e relacionamentos profissionais fraturados. Ofereça críticas construtivas que contenham opções alternativas, se necessário.
    • Peça a um colega de confiança que lhe dê feedback sobre suas habilidades interpessoais. Deixe-os saber que você está tentando desenvolver suas habilidades e gostaria de saber como você se depara com os outros.

     

     

    4) Aprenda habilidades de liderança

    Se você está esperando para se tornar um profissional bem-sucedido, você provavelmente tem aspirações de ganhar um papel de liderança. 

    A melhor maneira de se preparar para essa função – e provar a seus superiores que você é um líder natural – é desenvolver suas habilidades de liderança antes de ser promovido a um cargo administrativo.

    • Coloque as necessidades dos outros e as necessidades da empresa à frente de suas próprias necessidades.
    • Capacite os outros. Elogie outras pessoas pelo seu trabalho e celebre o seu sucesso todos os dias.
    • Lembre-se de que toda ação contribui para sua identidade como líder. Em vez de ver cada ação ou interação como um incidente isolado, pense nelas como uma série de passos no caminho para o sucesso e a liderança.
    • Pratique habilidades de tomada de decisão informadas. Assegure-se de que todas as decisões tomadas melhorem você, assim como a empresa, e / ou crie novas oportunidades para você e / ou para a empresa.

     

     

    Etapa 2 – Construindo Relacionamentos Profissionais

     Networking

    1) Ofereça ajuda sem ser solicitado

    Uma maneira fácil de se destacar para seus colegas e superiores é oferecendo ajuda sem ser solicitada. 

    Se você está praticando empatia e trabalhando em suas habilidades de liderança, você deve ser capaz de perceber quando os outros estão tendo dificuldades em um projeto. 

    A maioria das pessoas com quem você trabalha ajudará quando elas forem solicitadas, mas oferecer sua ajuda antes que alguém precise perguntar lhe diferenciará de seus colegas.

    • Não apenas ofereça ajuda geral ou vaga. Tome nota do que os outros estão trabalhando ou lutando e oferecer maneiras específicas para ajudar nesse projeto.

     

     

    2) Mostre apreço a cada passo

    Dependendo do campo em que você trabalha, pode ser fácil sentir que seu trabalho é mais importante do que os empregos de outras pessoas. 

    No entanto, isso simplesmente não é verdade. 

    Nenhuma posição no seu local de trabalho poderia funcionar sem os esforços incansáveis de inúmeros outros trabalhadores, muitos dos quais podem permanecer em grande parte invisíveis do seu escritório. 

    Se você quer construir relacionamentos profissionais fortes, você deve respeitar e apreciar todos com quem trabalha e todos que trabalham para você.

    • Se alguém cometer um erro, não pule direto para o confronto. Deixe seu colega ou funcionário saber que você aprecia seus esforços e entenda que eles tentaram. Elogie essa pessoa pelo que foi feito corretamente e ofereça orientação (em vez de críticas) sobre como essa tarefa poderia ser melhor completada no futuro.
    • Seja sincero no seu louvor dos outros. Deixe que os outros saibam que você aprecia o trabalho que eles fazem e o esforço que eles contribuem para todos os projetos que vêm através do seu escritório.

     

     

    3) Tenha interesse em colegas de trabalho e funcionários

    Em muitos trabalhos corporativos, é fácil para os funcionários se sentirem mais como engenhos do que como indivíduos. 

    Se você quer construir e fomentar relacionamentos profissionais fortes, tenha um interesse real na vida de seus colaboradores e funcionários. 

    Lembre-se de que cada funcionário é um humano que tem experiências significativas e tem pensamentos e sentimentos pessoais.

    • Permaneça profissional quando demonstrar interesse pelos outros no trabalho. Não faça perguntas inapropriadas e não zombe de ninguém. Em vez disso, pergunte se seus colegas de trabalho ou funcionários tiveram um bom final de semana / férias / férias, e se a pessoa com quem você está falando elabora o que ele fez, use isso como uma oportunidade para conhecê-lo melhor.
    • Pratique ouvir em vez de falar. Conheça o que os outros no seu trabalho gostam ou não, e tente entendê-los em um nível humano sem julgá-los. Um bom negócio retém funcionários, não apenas os recruta.

     

    4) Pratique Neworking

    Networking é uma maneira importante de construir e expandir relacionamentos profissionais. 

    Mas uma tentativa de rede mal executada cheira a desespero e desejo. Em vez de entrar em uma situação esperando cegamente por algum tipo de conexão para formar, vá preparado para a rede e equipado com as habilidades adequadas.

    • Participe de eventos de networking em seu campo e considere qualquer reunião profissional através de seu trabalho como uma oportunidade em potencial de interagir com outras pessoas.
    • Não demite ninguém. Você pode querer se dedicar à pessoa que você considera mais “valiosa” para você ou para sua carreira, mas há uma boa chance de que a pessoa não queira ou precise se relacionar. Qualquer pessoa que você conheça em qualquer função profissional pode ser importante, e você pode ser importante para essa pessoa.
    • Tenha um plano, mas não uma agenda. É importante saber sobre o que você quer falar e que tipo de relacionamento profissional você gostaria de desenvolver, mas não entre em uma interação pensando que será capaz de sair com uma oferta de um estranho.
    • Seja aberto, honesto e amigável em todos os momentos. Isso ajudará você a se deparar com o tipo de pessoa com quem os outros querem trabalhar e convidar para suas próprias redes profissionais.
    • Acompanhe os contatos que você fez e não se esqueça de acompanhar as ofertas que você possa ter feito a outras pessoas. Ele irá mostrar aos outros que você é uma pessoa de sua palavra e que você pode ser uma pessoa mutuamente benéfica para a rede no futuro.

     

     

    Etapa 3 – Tomando o controle de sua carreira 

     sucesso

    1) Responsabilize-se por suas ações. 

    Assumir a responsabilidade por suas ações divide os dois lados: não seja modesto em relação às suas realizações (embora também não seja um showboat), mas você também precisa assumir a responsabilidade por seus erros. 

    Não tente passar a culpa, e não seja excessivamente defensivo sobre seus erros. 

    Simplesmente aceite que um erro foi cometido, reconheça o que deveria ter feito diferente e use o incidente como uma experiência de aprendizado.

    • Tentar culpar os outros pelos seus erros pode fazer com que você se sinta um pouco melhor consigo mesmo no momento, mas seus colegas de trabalho ou funcionários se ressentirão de você passar a culpa, e seus supervisores / gerentes podem perder o respeito por você está fazendo.
    • Embora seja importante assumir a responsabilidade por seus erros, também é importante que você não se destaque por eles. Tente encontrar a lição do que você pode fazer diferente da próxima vez e siga em frente.

     

    2) Seja auto-motivado

    No mundo profissional, ninguém provavelmente estará lá para ajudá-lo a orçar seu tempo ou oferecer motivação em um projeto que você temia. 

    Você precisa convocar a força e a responsabilidade para ser seu próprio motivador. Isso significa assumir riscos calculados e informados, apresentar novas ideias e cumprir o cronograma em todos os momentos.

    • Não espere que o trabalho seja atribuído a você. Se você terminar um projeto, informe seu chefe e peça mais trabalho. Mostrará iniciativa e forte ética de trabalho.
    • Gerencie seu tempo. Planeje para trás a partir do prazo previsto e saiba com antecedência quais partes do seu projeto precisam ser concluídas até a (s) data (s). Dessa forma, você poderá se manter dentro do cronograma (ou até mesmo terminar cedo), e causará uma forte impressão tanto em seus colegas quanto em seus gerentes.

     

    3) Aprenda a perguntar 

    Quer você esteja pedindo ajuda, pedindo esclarecimento ou pedindo uma promoção, precisa estar disposto e disposto a perguntar. 

    As oportunidades raramente chegam sem nenhum esforço, e o mesmo acontece com as oportunidades profissionais. 

    Se você não está claro sobre as instruções de um gerente para um projeto, peça esclarecimentos. Se precisar de ajuda em um projeto, pergunte a alguém cujo trabalho você confia, se puder dar uma olhada nos planos com você. Se você quer uma promoção ou um aumento, precisa se esforçar para pedir.

    • Não há mal algum em perguntar. Se você trabalha com pessoas razoáveis, provavelmente receberá uma resposta razoável.
    • Pedir coisas, inclusive pedir mais responsabilidade ou projetos adicionais, não apenas aumentará sua reputação, mas também fará com que você se sinta mais satisfeito com seu trabalho.

     

    4) Faça metas SMART

    Os objetivos são importantes para melhorar a si mesmo, tanto na sua vida pessoal como na sua vida profissional. Eles lhe dão algo para trabalhar e ajudam a preencher seu trabalho e sua vida com um propósito maior.  Mas é importante que você faça metas benéficas e atingíveis. É aí que pode ser útil criar e lutar por metas SMART, um acrônimo para Específico, Mensurável, Alcançável, Com foco nos resultados e Com limite de tempo.

    SMART

    • Objetivos específicos: ser simples e claro com o que você espera realizar. Por exemplo, em vez de vagamente querer fazer melhor no trabalho, tenha um objetivo claro em mente, como receber um aumento ou uma promoção.
    • Metas mensuráveis: ao criar suas metas, certifique-se de que elas possam ser medidas. Dessa forma, você terá uma ideia clara de ter atingido ou não seu objetivo. Por exemplo, se sua meta for relacionada ao trabalho, você poderá avaliar sua meta se seu salário ou responsabilidades aumentaram ou não.
    • Objetivos alcançáveis: garanta que seus objetivos sejam realistas e relevantes para sua carreira. Um bom objetivo alcançável deve empurrá-lo apenas o suficiente para testar suas habilidades, mas em última análise, ser definido com clareza suficiente para que você possa alcançar seu objetivo final. Por exemplo, em vez de esperar se tornar o CEO da sua empresa, trabalhe para uma promoção em uma posição na qual você está realmente qualificado. Você sempre pode tentar mover-se para cima a partir daí, mas comece com uma posição que seja realista e alcançável neste momento.
    • Objetivos focados em resultados: crie metas que meçam os resultados de seu esforço, não suas atividades. Por exemplo, crie uma meta com um objetivo claro que produzirá algum tipo de resultado inequívoco (como uma posição melhor no trabalho ou um salário mais alto, para continuar com os exemplos anteriores).
    • Objetivos com prazo definido: estabeleça um cronograma que seja próximo o suficiente para criar um senso de urgência que o estimule a agir, mas distante o suficiente para que você possa realmente atingir sua meta. Por exemplo, não tente ser promovido até o final da semana. Um cronograma melhor pode ser trabalhar duro nos próximos seis a oito meses, provar seu valor para seu chefe e colegas de trabalho e, em seguida, abordar seu chefe para perguntar sobre um aumento ou uma promoção em seis meses a um ano.

     

    Boa Sorte, coloque o máximo possível dessas dicas em prática e SUCESSO!!! Se gostou, compartilhe e deixe seu comentário abaixo.

     

     

    Fontes:

     

     

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    ÉVORA FERRAZ

    Évora Ferraz é Master Coach, Especialista em Coaching Executivo e de Carreira e há mais de 6 anos vem ajudando centenas de pessoas a renovarem completamente suas vidas profissionais. Aproveite todo o arsenal disponibilizado aqui. Curta, siga-nos e compartilhe.

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