fbpx
  • Como Líderes Devem Utilizar o Coaching?

    Líder de Equipe

     

    Quanto mais evoluímos, mais exigentes ficamos.

    Os clientes de hoje em dia demandam soluções mais complexas e efetivas, o que faz com que as empresas busquem constantemente a alta performance.

    A concorrência é cada vez mais acirrada em busca da conquista do público consumidor moderno e novas formas de gestão devem ser implantadas nas organizações.

    Um dos novos conceitos de administração e otimização da gestão de pessoas é o uso da metodologia do coaching pelos líderes das empresas.

    Saiba mais sobre esse método de liderança e descubra como ele pode ser aproveitado por empreendimentos de diversos portes e áreas de atuação.

     

    Como funciona a liderança com coaching?

    O coaching é um método altamente eficaz e comprovado de desenvolvimento humano, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

    Na aplicação da metodologia, o coach é responsável por aplicar técnicas e ferramentas baseadas em perguntas poderosas, com o objetivo de aprimorar o autoconhecimento, a tomada de decisão, a motivação e outras habilidades do indivíduo atendido (coachee).

    Porém, diferente do que acontece em um processo de coaching convencional, com atendimentos divididos em sessões e com um objetivo específico individual a ser cumprido, a liderança com coaching é aplicada por líderes durante a dinâmica empresarial junto aos seus liderados.

    O líder coach não precisa ser um profissional que aplica coaching de forma convencional, basta apenas que utilize a essência do método para alcançar resultados com a sua equipe de colaboradores.

    Esse tipo de líder deve manter os seus liderados motivados, seguros e com alto poder de ação, tudo isso por meio de ferramentas de autoconhecimento e desenvolvimento de pessoas.

     

    Quais são as principais características do líder coach?

    Além das qualidades características de um líder convencional, para exercer a liderança com as premissas do coaching é preciso desenvolver algumas habilidades específicas.

     

    Oferece suporte

    O líder coach não só orienta os seus liderados quanto aos trabalhos que devem ser feitos, mas também oferece todo o apoio necessário para o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.

     

    Utiliza técnicas de coaching

    A liderança baseada no coaching deve ser realizada com base no autoconhecimento dos liderados.

    Com o uso das perguntas características do coaching, é possível extrair o melhor de cada membro da equipe, a fim de que se cumpram metas e alcancem um objetivo específico.

     

    Estimula a auto liderança

    Apesar de o líder ser o coordenador chefe de uma determinada equipe de trabalho, é importante que cada membro tenha a habilidade de auto liderança.

    Isso significa que cada colaborador pode mensurar os próprios resultados e trabalhar com automotivação, estimulando sua produtividade individual.

     

    Qual é o papel do líder coach nas organizações?

    O líder que atua utilizando os preceitos do coaching para aprimorar o seu trabalho e o de seus liderados deve desenvolver algumas habilidades essenciais dentro da sua equipe.

     

    Habilidades técnicas

    As rotinas de trabalho exigem habilidades técnicas como o uso de ferramentas de produtividade, de mensuração de resultados e de geração de relatórios, por exemplo.

    É preciso que o líder coach consiga transmitir conhecimento conceitual e prático de forma personalizada, sempre que possível, levando em conta as forças e fraquezas dos seus liderados.

     

    Habilidades interpessoais

    Manter uma equipe coesa, em harmonia, trabalhando em prol de um objetivo em comum é tarefa do líder coach.

    É importante aprimorar as habilidades de comunicação dos membros da equipe, para que haja maior sinergia e também para evitar conflitos entre colegas de trabalho.

     

    Habilidades administrativas

    O líder coach deve preparar a sua equipe para obter o máximo de desempenho com o menor gasto de recursos, sempre prezando pelos princípios da administração de empresas.

    Organizar e realizar reuniões, delegar tarefas, negociar com fornecedores, prospectar clientes e avaliar desempenho são algumas das tarefas administrativas que o líder deve coordenar.

     

    Habilidades decisórias

    Um bom líder precisa ir além de tomar decisões com segurança. Ele deve, também, ensinar e incentivar que os seus liderados consigam passar por um processo de tomada de decisão racional e consciente, sempre de forma coerente com os objetivos a serem cumpridos.

    O líder pode usar diversas ferramentas de coaching para que os seus colaboradores consigam analisar dados, priorizar problemas, propor soluções e antecipar possíveis consequências para as suas decisões.

     

    Fonte: SistemizeCoach – www.sistemizecoach.com.br  

     

     

    ÉVORA FERRAZ

    Évora Ferraz é Master Coach, Especialista em Coaching de Líderes e de Carreira e há mais de 7 anos vem ajudando centenas de pessoas a renovarem completamente suas vidas profissionais. Aproveite todo o arsenal disponibilizado aqui. Curta, siga-nos e compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *