Como aplicar o Exercício de Autofeedback em qualquer área da sua vida

Há algumas semanas, disponibilizei gratuitamente o Exercício de Autofeedback em minha seção de Exercícios.  

Desde então venho recebendo mensagens de pessoas me perguntando como aplicar o exercício em uma área diferente da profissional.

Hoje, vou apresentar um exemplo de aplicação do Exercício de Autofeedback para esclarecer como ele funciona e como pode ajudá-los a resolver questões em qualquer área da vida.

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duvidas

 

Caso: “João resolve utilizar o Exercício de Autofeedback para Emagrecer”

PASSO I:

Defina sua situação atual (o problema)

• Estou com sobrepeso e isso está afetando consideravelmente minha saúde e qualidade de vida. Corro sérios riscos de adoecer se eu continuar assim. Preciso emagrecer.

 

PASSO II:

Defina o seu objetivo (resultado desejado)

• Emagrecer 20 Kg

 

PASSO III:

Considerando o objetivo que você definiu acima, realize o Exercício de Autofeedback definindo:

• SEUS PONTOS FORTES (Talentos) = sou persistente, gosto de me aprofundar nos assuntos que dizem respeito a minha saúde, sou detalhista e realizo tarefas com metodologia e perfeição.

• SEUS PONTOS DE MELHORIA = não procrastinar o início do tratamento; terminar o que comecei (dieta + exercícios), ser mais independente e menos acomodado.

• SUAS OPORTUNIDADES (fatos ou situações impulsionadoras) = moro ao lado de uma academia; tenho uma prima que é endocrinologista e que atende em meu plano de saúde.

• SEUS FATORES LIMITADORES (obstáculos) = almoço fora de casa todos os dias (muitas tentações); o pessoal do trabalho me convida sempre para Happy Hour e eu não resisto às comidas de boteco; sou solteiro e moro sozinho, minha geladeira só tem água; não tenho companhia para fazer academia (não gosto de fazer exercícios sozinho, isso me desmotiva); tenho receio de falhar (emagrecer e engordar novamente)

 

PASSO IV:

Não responder – pois todos os pontos estão relacionados a atitudes pessoais

 

PASSO V: Reveja o passo III e trace duas metas:

• Meta 01 (mudança de uma atitude pessoal) – ser menos acomodado

• Meta 02 (mudança de uma habilidade profissional) – não responder

 

PASSO VI:

Na medida em que você consiga colocar as metas do Passo V em prática, registre 3 resultados alcançados em cada meta estabelecida:

• Resultados da Meta 01 (Atitude pessoal) – ser menos acomodado

1. Marquei a primeira consulta com minha prima que é endocrinologista

2. Marquei a primeira aula na academia ao lado de casa

3. Fui ao Supermercado e comprei vários alimentos indicados para minha dieta e minha geladeira está repleta de frutas, legumes e verduras! Agora só falta comê-los!

• Resultados da Meta 02 (Habilidade Profissional) – não responder

 

PASSO VII:

Agora, analise as Oportunidades e os Fatores Limitadores que você preencheu anteriormente. O que você pode fazer realmente para FORTALECER suas Oportunidades? O que você pode fazer realmente para REDUZIR os Fatores Limitadores?

Fortalecimento das Oportunidades (forças impulsionadoras do processo)

• Aproveitar que moro ao lado da academia e passar a frequentá-la todos os dias, faça chuva ou faça sol

• Aproveitar que meu plano de saúde cobre todas as consultas com minha prima (endocrinologista) e ir até o fim do tratamento. Assim eu me ajudo e ajudo minha prima também.

 

Redução dos Fatores Limitadores (forças bloqueadoras do processo)

• Levar o almoço pronto de casa para meu trabalho (com as porções de frutas, legumes, carboidratos e proteínas adequados a minha dieta)

• Recusar alguns convites para Happy hours. Frequentá-los somente às sextas-feiras e procurar comer somente itens menos calóricos do cardápio

• Tomar coragem e ir sozinho à academia – vou tentar fazer amizades por lá.

• Comprar itens saudáveis para abastecer minha geladeira

• Dar continuidade à dieta, ao tratamento e à academia. Não desistir quando alcançar minha meta, pois assim não vou engordar novamente.

***

E então? Ficou mais fácil compreender como é possível adequar o exercício de Autofeedback a uma área diferente da profissional?

Você pode fazer isso com qualquer área de sua vida. Basta seguir a sequência de passos e colocar o exercício em prática. Imagine onde João conseguirá chegar se realmente fizer tudo o que se comprometeu no exercício? Baterá sua meta e talvez tenha resultados até melhores.

Lembre-se:

RESULTADO = FOCO + COMPROMETIMENTO + AÇÃO. Não tem segredo.

 

Évora Ferraz é Master Coach, Mentora e Especialista em Desenvolvimento de Líderes e de Carreira e há mais de 7 anos vem ajudando centenas de pessoas a renovarem completamente suas vidas profissionais. Aproveite todo o arsenal disponibilizado aqui. Curta, siga-nos e compartilhe.

2 comentários em “Como aplicar o Exercício de Autofeedback em qualquer área da sua vida

  1. Harriet Responder

    Caraca, legal o artigo bem explicado, gostei.

    Muito legal mesmo, bem explicado tirou minhas duvidas.

    Obrigaduuuuu

    • ÉVORA FERRAZ Autor do postResponder

      Olá, que bom que gostou. Obrigada pelo comentário. Aproveite e verifique outros conteúdos de nosso site. Compartilhe com seus amigos. Évora

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