• 6 passos para mudar padrões de pensamentos negativos (ou repetitivos)

     

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    Você é ansioso? Vive em constante preocupação, “ruminando” um determinado assunto? Tem pensamentos negativos e repetitivos sobre uma situação?

    Se respondeu afirmativamente a alguma das questões acima, este artigo é para você. Leia-o até o fim, pois vou ensinar uma técnica muito simples, em 6 passos, que vai ajudá-lo a quebrar este hábito mental de preocupação recorrente.

    Algumas situações são profundamente desafiadoras. Iniciar algo novo, realizar uma tarefa difícil, fazer uma apresentação, falar em público, lidar com uma situação de crise ou um problema no trabalho ou na família, são exemplos de ocorrências que geram ansiedade em boa parte das pessoas.

    Quando isso acontece, alguns indivíduos entram em uma espécie de “looping”. Os pensamentos ficam girando em torno do mesmo assunto, consumindo sua energia, produtividade, tirando o foco da solução propriamente dita. Ou seja, a pessoa pensa na situação sem parar, o tempo todo, mas ao invés de fazê-lo de maneira produtiva, orientada para solução, não consegue quebrar o ciclo de pensamento negativo e, consequentemente, não resolve nada.

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     Se já notou que isso ocorre com frequência com você, a primeira coisa a fazer é identificar as situações que disparam este ciclo de padrões de pensamentos negativos e isolá-las. Em seguida, pegue lápis e papel e responda o exercício de coaching abaixo:

     “MUDANDO PADRÕES DE PENSAMENTOS NEGATIVOS”

     Responda:

    1.  O que efetivamente o está deixando preocupado ou ansioso no momento?
    2. A partir desta situação, qual a pior coisa que poderia lhe acontecer?
    3. Isto ameaça sua vida ou de alguém?
    4. Então, supondo que o pior aconteça, de maneira prática, como você poderia resolver a situação?
    5. Para lidar com o pior resultado possível, descreva todos os passos que você daria. Anote.
    6. Se você realizasse todos os passos que descreveu, como se sentiria a respeito do resultado?

    Realizado o exercício, reflita como está se sentindo. Você acredita que o padrão de pensamento se tornou positivo e orientado para a solução da questão? Você se sente melhor? Mais aliviado?

    Agora, analise de que forma este exercício poderia impedir que estes padrões de pensamentos negativos se repetissem no futuro.

    Caso falte confiança para por em prática todos os passos que você mesmo descreveu no exercício acima, no dia 06/11, vou disponibilizar mais um vídeo gratuito de Visualização Guiada cujo tema será “Impulsionando a Autoconfiança”.

    Com certeza, estas ferramentas contribuirão muito para que você tenha sentimentos mais positivos e melhores resultados.

     

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