5 Estratégias Para Lidar Com Conflitos No Trabalho

Hoje vamos apresentar 5 Estratégias Para Lidar Com Conflitos No Trabalho.

 

Afinal, esse assunto é super importante para que você tenha um clima adequado, possa crescer profissionalmente e gerar resultados em sua área.

Gerenciamento de conflitos

Guerra! Luta! Batalha! Que nojo!

conflitos

 

Muitas vezes associamos essas palavras a conflitos. Não é de surpreender que a maior parte das pessoas escolham  evitá-lo, principalmente no trabalho. 

 

Mas, será que evitar conflitos é a melhor solução?  A longo prazo, evitar o conflito resolve sua vida?

 

Existem cinco estratégias diferentes para lidar com conflitos:

 

  1. Evitar – fugir, esquecer, esperar que desapareça
  2. Atacar – atacar o conflito, rebater com comportamento agressivo, tentar destruí-lo
  3. Resolver – investigar a fonte, invocar habilidades de resolução de problemas, tentar encontrar uma solução que funcione
  4. Prevenir – antecipar possíveis conflitos e agir para impedi-los. Essa estratégia é diferente de evitar, já que estamos sendo proativos. É resolução preventiva!
  5. Afastar-se – esse conflito não me envolve e tampouco interfere em meus objetivos, não é importante para mim, não vou me engajar, vou “deixar passar”.

  

Quais são algumas das implicações de cada uma das estratégias de tratamento de conflitos

 conflitos

 

Evitar

  • Produtividade perdida – tanto sua quanto dos outros
  • Tempo perdido gasto falando sobre o conflito
  • Perda de respeito reclamando do conflito
  • Ação inadequada porque você acredita que foi “ferido”
  • Vai fingir que nada está ocorrendo até que algum pequeno evento o desafie

 

 Atacar

  • Relacionamentos tensos
  • Ganha e perde ao mesmo tempo
  • Menor índice de soluções ótimas
  • Alto estresse
  • Imagem menos profissional
  • Defensividade, apesar do ataque

 

 Resolver

  • Soluções de qualidade superior
  • Tempo mais rápido de resposta ao mercado
  • Menor custo para empresa
  • Melhores relacionamentos
  • Menos estresse
  • Maior credibilidade conquistada

 

 Prevenir

  • Soluções de alta qualidade
  • Respeito a liderança
  • Fidelidade a empresa e equipe
  • Demonstra alto poder pessoal
  • Demonstra alta capacidade de Cooperação

  

Afastar-se

  • Foco no que é importante para você e seus resultados
  • Uso efetivo do seu tempo com o que é importante
  • Menos envolvimento em problemas
  • Reputação se mantém positiva

 

Qual estratégia é melhor para você? Bem,  depende do conflito. 

 

O primeiro passo é reconhecer que existe realmente um conflito! Aliás, conflito é super fácil de detectar. 

 

Às vezes podemos vê-lo, ouvi-lo ou simplesmente senti-lo.

 

Agora veja, pessoas eficazes não se envolvem desnecessariamente em conflitos. As perguntas que as pessoas eficazes fazem quando se deparam com conflitos são:

  • Eu tenho um “cachorro” nessa briga?
  • Esta questão é importante para mim?
  • Eu quero gastar o tempo e energia necessários para resolver este conflito?

 

Se a resposta for “não” para todas as perguntas, então eles usam a estratégia de Afastar-se. 

 

Se a resposta for “sim” para alguma das questões, então eles determinam qual é a melhor estratégia a ser usada. Confira a seguir.

 

Aqui estão algumas diretrizes para selecionar uma estratégia de tratamento de conflitos:

solução de conflitos

 

  • Se você não tem um relacionamento de longo prazo com essa pessoa, use a estratégia de Evitar. Tenha em mente que o uso continuado da estratégia de evitar pode resultar em danos a você. 
  • Se você tem um relacionamento de longo prazo com essa pessoa, então a estratégia Resolver é ótima. 
  • Se a estratégia Resolver não funcionar e o problema for muito importante para você, siga em frente e use a estratégia Atacar, nessa ordem. 
  • Se você desejar antecipar possíveis conflitos com uma pessoa (onde há fumaça, há fogo), então use a estratégia  Prevenir.

 

E você? Como está a sua estratégia de resolução de conflitos? Até então você tinha efetivamente uma estratégia ou simplesmente reagia de acordo com o que vinha em sua cabeça?

 

A partir de agora, você tem ferramentas para lidar com os conflitos de maneira eficiente e que lhe tragam melhores resultados em sua carreira.

 

Tenha em mente que se você deseja crescer profissionalmente, é necessário agir de maneira estratégica.

 

Nos próximos artigos traremos mais conteúdos para você aplicar e ficar expert em desenvolvimento de carreira.

 

Boa sorte e se gostou do artigo, comente e compartilhe.

 

 

 

Évora Ferraz é Master Coach, Mentora e Especialista em Desenvolvimento de Líderes e de Carreira e há mais de 7 anos vem ajudando centenas de pessoas a renovarem completamente suas vidas profissionais. Aproveite todo o arsenal disponibilizado aqui. Curta, siga-nos e compartilhe.

2 comentários em “5 Estratégias Para Lidar Com Conflitos No Trabalho

    • ÉVORA FERRAZ Autor do postResponder

      Obrigada Amélia, fique atenta porque vai sair um conteúdo sobre como lidar com mudanças no ambiente de trabalho e a estratégia que apresentamos é matadora. Depois, deixe seu comentário sobre o que achou. Forte abraço

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