• 5 Estratégias Para Lidar Com Conflitos No Trabalho

    RODA DAS COMPETÊNCIAS

    Hoje vamos apresentar 5 Estratégias Para Lidar Com Conflitos No Trabalho.

     

    Afinal, esse assunto é super importante para que você tenha um clima adequado, possa crescer profissionalmente e gerar resultados em sua área.

    Gerenciamento de conflitos

    Guerra! Luta! Batalha! Que nojo!

    conflitos

     

    Muitas vezes associamos essas palavras a conflitos. Não é de surpreender que a maior parte das pessoas escolham  evitá-lo, principalmente no trabalho. 

     

    Mas, será que evitar conflitos é a melhor solução?  A longo prazo, evitar o conflito resolve sua vida?

     

    Existem cinco estratégias diferentes para lidar com conflitos:

     

    1. Evitar – fugir, esquecer, esperar que desapareça
    2. Atacar – atacar o conflito, rebater com comportamento agressivo, tentar destruí-lo
    3. Resolver – investigar a fonte, invocar habilidades de resolução de problemas, tentar encontrar uma solução que funcione
    4. Prevenir – antecipar possíveis conflitos e agir para impedi-los. Essa estratégia é diferente de evitar, já que estamos sendo proativos. É resolução preventiva!
    5. Afastar-se – esse conflito não me envolve e tampouco interfere em meus objetivos, não é importante para mim, não vou me engajar, vou “deixar passar”.

      

    Quais são algumas das implicações de cada uma das estratégias de tratamento de conflitos

     conflitos

     

    Evitar

    • Produtividade perdida – tanto sua quanto dos outros
    • Tempo perdido gasto falando sobre o conflito
    • Perda de respeito reclamando do conflito
    • Ação inadequada porque você acredita que foi “ferido”
    • Vai fingir que nada está ocorrendo até que algum pequeno evento o desafie

     

     Atacar

    • Relacionamentos tensos
    • Ganha e perde ao mesmo tempo
    • Menor índice de soluções ótimas
    • Alto estresse
    • Imagem menos profissional
    • Defensividade, apesar do ataque

     

     Resolver

    • Soluções de qualidade superior
    • Tempo mais rápido de resposta ao mercado
    • Menor custo para empresa
    • Melhores relacionamentos
    • Menos estresse
    • Maior credibilidade conquistada

     

     Prevenir

    • Soluções de alta qualidade
    • Respeito a liderança
    • Fidelidade a empresa e equipe
    • Demonstra alto poder pessoal
    • Demonstra alta capacidade de Cooperação

      

    Afastar-se

    • Foco no que é importante para você e seus resultados
    • Uso efetivo do seu tempo com o que é importante
    • Menos envolvimento em problemas
    • Reputação se mantém positiva

     

    Qual estratégia é melhor para você? Bem,  depende do conflito. 

     

    O primeiro passo é reconhecer que existe realmente um conflito! Aliás, conflito é super fácil de detectar. 

     

    Às vezes podemos vê-lo, ouvi-lo ou simplesmente senti-lo.

     

    Agora veja, pessoas eficazes não se envolvem desnecessariamente em conflitos. As perguntas que as pessoas eficazes fazem quando se deparam com conflitos são:

    • Eu tenho um “cachorro” nessa briga?
    • Esta questão é importante para mim?
    • Eu quero gastar o tempo e energia necessários para resolver este conflito?

     

    Se a resposta for “não” para todas as perguntas, então eles usam a estratégia de Afastar-se. 

     

    Se a resposta for “sim” para alguma das questões, então eles determinam qual é a melhor estratégia a ser usada. Confira a seguir.

     

    Aqui estão algumas diretrizes para selecionar uma estratégia de tratamento de conflitos:

    solução de conflitos

     

    • Se você não tem um relacionamento de longo prazo com essa pessoa, use a estratégia de Evitar. Tenha em mente que o uso continuado da estratégia de evitar pode resultar em danos a você. 
    • Se você tem um relacionamento de longo prazo com essa pessoa, então a estratégia Resolver é ótima. 
    • Se a estratégia Resolver não funcionar e o problema for muito importante para você, siga em frente e use a estratégia Atacar, nessa ordem. 
    • Se você desejar antecipar possíveis conflitos com uma pessoa (onde há fumaça, há fogo), então use a estratégia  Prevenir.

     

    E você? Como está a sua estratégia de resolução de conflitos? Até então você tinha efetivamente uma estratégia ou simplesmente reagia de acordo com o que vinha em sua cabeça?

     

    A partir de agora, você tem ferramentas para lidar com os conflitos de maneira eficiente e que lhe tragam melhores resultados em sua carreira.

     

    Tenha em mente que se você deseja crescer profissionalmente, é necessário agir de maneira estratégica.

     

    Nos próximos artigos traremos mais conteúdos para você aplicar e ficar expert em desenvolvimento de carreira.

     

    Boa sorte e se gostou do artigo, comente e compartilhe.

     

     

     

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    ÉVORA FERRAZ

    Évora Ferraz é Master Coach, Especialista em Coaching Executivo e de Carreira e há mais de 6 anos vem ajudando centenas de pessoas a renovarem completamente suas vidas profissionais. Aproveite todo o arsenal disponibilizado aqui. Curta, siga-nos e compartilhe.

2 Respostas

  1. Amélia disse:

    Maravilhoso texto. Parabéns.

    • ÉVORA FERRAZ ÉVORA FERRAZ disse:

      Obrigada Amélia, fique atenta porque vai sair um conteúdo sobre como lidar com mudanças no ambiente de trabalho e a estratégia que apresentamos é matadora. Depois, deixe seu comentário sobre o que achou. Forte abraço

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