• 10 dicas para combater o estresse em sua vida profissional

     

    Viver estressado no trabalho é uma bomba com data e hora para explodir. O estresse pode afetar não somente sua carreira e resultados profissionais, mas também profundamente sua saúde mental e física.

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    Você passa seus dias de trabalho pensando nas próximas férias e não vê a hora de se livrar dos fatores geradores do estresse? Sua produtividade vem caindo, seu comportamento, seu humor não é mais o mesmo e sua imagem começa a se desgastar com colegas de trabalho e gestores?

    Atenção! Se o estresse não for combatido, vai pouco a pouco, minando sua atuação profissional, pois diminui seu foco, sua capacidade de concentração, de ver claramente as situações, de resolver problemas, de lidar com as pessoas, de expressar seus sentimentos corretamente. Ele vai aumentando seu esgotamento mental e atacando seu físico, pois hiperestimula seu organismo para reagir contra as ameaças que está sofrendo (reais ou imaginárias), quer seja lutando ou fugindo.

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    Essa hiperestimulação faz com que você sinta:

    • Ansiedade constante
    • Tensão muscular nos ombros, rosto, costas, mandíbula e mãos
    • Tremores por batimentos cardíacos elevados
    • Palpitações
    • Palmas das mãos úmidas
    • Falta de memória
    • Ataques de raiva
    • Irritabilidade
    • Ataques de pânico, entre outros sintomas.

    O estresse faz um bom estrago no seu bem estar como um todo. É horrível se sentir assim.

    OK, agora a pergunta é: o que fazer para combater esse quadro de calamidade?

    Abaixo, apresento 10 dicas para reduzir consideravelmente o estresse com base na metodologia coaching:

    1. PLANEJAR, planejar, planejar: organize-se, coloque todas as suas tarefas e projetos no papel. Defina prazos, estabeleça prioridades, tire da frente tudo o que não for importante e foque em terminar tudo o que começou.
    2. Reconheça SEUS LIMITES: perfeccionismo e metas extremamente altas podem causar um grande desgaste. Assuma para si mesmo quais são suas reais capacidades no momento e diminua seus níveis de exigência.
    3. Tenha VÁLVULAS DE ESCAPE: desenvolva um hobby, um passatempo, uma atividade que tire seu foco das situações estressantes e que te ajude a fugir dos problemas do dia a dia
    4. Pare de criticar os outros, foque no POSITIVO: comece a observar as características positivas das pessoas que estão a sua volta, aprenda a elogiá-las de maneira sincera. Reconheça também seus pontos positivos e valorize-se por seus feitos e méritos
    5. Aprenda a tolerar e a PERDOAR: procure se colocar no lugar dos outros, tente entender as motivações alheias e porque agem de determinadas formas. Aceite que você não pode mudar as pessoas, pode somente mudar a si mesmo. Aprenda a perdoar a si mesmo também.
    6. Evite competições DESNECESSÁRIAS: dê um boi para não entrar em uma briga, não se envolva em mais disputas. Entenda que todos tem o direito de pensar e de opinar como desejam. Evite assuntos polêmicos. Fique na sua.
    7. EXERCITE-SE: tente incluir em sua rotina algum tipo de exercício físico. Natação, artes marciais, futebol, voleibol, pratique tênis, uma academia. Procure seu médico e cheque suas condições físicas. Se está sem dinheiro para realizar uma atividade paga, escolha uma atividade gratuita e ao ar livre como caminhadas e corridas, por exemplo.
    8. Aprenda alguma TÉCNICA DE RELAXAMENTO, SEM uso de DROGAS: conheça práticas como a meditação, a yoga, o tai chi chuan, técnicas de visualização guiada, entre outras e escolha seu método. É incrível o que essas técnicas de relaxamento são capazes de fazer por pessoas estressadas.
    9. FALE sobre seus PROBLEMAS: compartilhe suas questões com alguém de confiança e fale sobre esse cenário de estresse. Pode ser um amigo, familiar, alguém da sua religião, um psicólogo, um terapeuta, um mentor, um coach. Isso vai lhe trazer grande alento e soluções.
    10. Pense de forma diferente, MUDE SUAS CRENÇAS: pensar de maneira diferente faz com que veja os outros ângulos da questão. Faz com que encontre soluções até o momento não imaginadas. Mudar crenças permite que você ultrapasse limites, vá além, e tenha resultados impensáveis.

    Bem, nesse momento você está imaginando que é “impossível” por em prática esta lista de 10 dicas. Você está se lembrando, por exemplo, quantas vezes se matriculou em uma academia para se exercitar e não foi nenhuma vez. Você está pensando que não consegue relaxar usando meditação, porque não consegue parar de pensar no trabalho, na vida, na casa, nos filhos, … etc, etc, etc…

    O desafio aqui é grande, não vou negar. E você é o único responsável por sua situação estar da forma como está. Se você não pegar o touro a unha, nada vai mudar, ou melhor, vai mudar sim, para pior! Seu cenário pode evoluir para um enfarto, um AVC, enfim, uma lista de problemas de saúde totalmente desnecessários.

    Meu convite é o seguinte: comece aos poucos. Pegue esta lista e vá realizando cada um dos itens conforme dá. Isso mesmo, baby steps, passos de bebê… Pegue hoje o item 3 (Tenha válvulas de escape) e o coloque em prática. Depois, pegue, por exemplo, o item 9 (Fale sobre seus problemas) e convide um amigo para um café. Diga que precisa conversar, trocar ideias sobre sua situação atual.

    Quebre o ciclo vicioso do estresse. Vá praticando cada um dos itens da lista no seu ritmo, respeitando seu jeito de ser e você verá que os resultados serão incríveis.

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